Harpagus é um gênero de gaviões da família Accipitridae.
Uma característica comum a este gênero é a sua constituição delgada e cauda longa, que pode atingir metade do comprimento total do corpo. As patas são relativamente altas. Como todos os accipitrídeos, têm um bico curvo. Habitam geralmente zonas florestadas. No Brasil ocorrem duas espécies.
O gavião-bombachinha mede cerca de 33 cm de comprimento. Os adultos apresentam os olhos vermelhos e parte nua de coloração amarela como característica marcante da espécie. Possui os lados da cabeça e partes superiores acinzentadas, garganta branca com uma faixa escura que a divide, o peito e ventre são acinzentados a parte interna da asa e de coloração castanha e a cauda com faixas escuras, terminando em uma ponta branca. A maior característica na sua plumagem são os calções castanhos que deram origem ao nome comum deste belo Accipitrideo. Suas pernas são longas e na coloração amarelo vibrante. O bico curvo apresenta a base amarela.
Os imaturos da espécie apresentam o peito com estrias escuras.
Habita regiões florestadas, áreas de floresta primária como também secundária ou em florestas deciduais.
O gavião-ripina adulto mede entre 31 cm. e 35 cm. de comprimento. Possui cabeça cinza, olhos vermelhos, garganta branca com listras escuras, peito e ombros castanhos. O ventre é levemente estriado. Os pés são amarelos e a cauda é escura com as três faixas e uma ponta branca. Possui um “dente duplo” na mandíbula superior.
Sua alimentação consiste em pequenos répteis e invertebrados. Come também pequenos mamíferos para completar sua dieta. Paira bem alto, por cima da floresta, procurando artrópodes e pequenos répteis no topo das árvores.
Habita matas, florestas secundárias e lugares montanhosos. É encontrado frequentemente perto das copas das árvores.